Cada encontro realizado, apresentava uma proposta de trabalho para a sala de aula de maneira interdisciplinar, com base em atividades de leitura, produção de textos e língua em uso.
Foi recomendado aos professores que desenvolva uma ficha técnica, com o objetivo de identificar as principais caractrísticas do texto, de acordo com o gênero textual e o modo de organização textual do discurso predominante.Nas atividades com o aluno, foi citado a importancia de desenvolver uma atividade de pré-leitura, ativando seus conhecimentos de mundo para ajudá-los a entender melhor o texto.
Com todo esse preparo, iniciará a leitura integral do texto e a identificação do tema. Em seguida, o estudo detalhado de cada parágrafo ou de cada estrofe com o objetivo de identificar as idéias principais e secundárias, a tese e os argumentos ( no caso de textos de opiniões), os elementos da narativa (no caso de textos de base narrativa), assim como a progressão temática. Nesse processo de leitura, devem ser especialmente destacados aspectos do texto que exigem a identificação do tema, a realização de inferências e reconhecimento de informação implícitas, essenciais para o processo de leitura e produção.
As sugestões apresentadas pelo grupo de estudo do Sala de Professor, não esgotam as possibilidades de abordagens do texto, elas permitem aos professores complementá-las até mesmo com dados do seu próprio conhecimento linguístico-cultural e com informações obtidas nas pesquisas sobre o tema - em livros, jornais, revistas, internet, dentre outros meios tecnologicos, evidenciando para o aluno que todo o texto é produzido em um determinado contexto, ou seja, é destinado a um receptor, em um determinado tempo e lugar.
No último encontro houve abordagens téoricas, conforme o vídeo acima, com a ProfªMs Carla.
Obs.: alguns slides dos encontros já foram postados no marcador SALA DE PROFESSOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário