A educação básica no nosso municipio de Barra do Garças está tendo um bom desempenho
Cliquem nas imagem para amplia-lá:
4ª série/5º ano
8ª série/9º ano
Os dados são fornecidos por: http://sistemasideb.inep.gov.br/
O Ministério da Educação divulgou hoje os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O índice mostra as notas de escolas municipais e estaduais de todo o Brasil e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. A escala das notas do Ideb vai de 0 a 10 e nenhuma escola de Mato Grosso ficou acima da média: 7,0.
Em Mato Grosso a pontuação geral do Ideb de 2009 para o ensino fundamental nos anos iniciais é de 4,9. Esta avaliação é baseada na somatória da nota da prova Brasil realizada de dois em dois anos com alunos da 3° série do ensino fundamental, evasão e rendimento escolar do aluno. Na lista das escolas melhores colocadas no estado, fazem parte os municípios de Rondonópolis, Nortelândia, Tangará da Serra, Sorriso, Mirassol d'Oeste, Campo Verde e Alta Floresta, que apresentam uma variação de pontuação que vai de 5.4 a 6.9.
Em Cuiabá a primeira colocada é a escola Municipal Tereza Benguela que atingiu 4.9 pontos. A escola atende a crianças matrículadas do Jardim I à 3° série e tem 380 alunos. Em 2005, a pontuação foi 4.6 e, em 2007, atingiu 5.0. De acordo com a diretora da escola, Delma Pardi, este resultado só foi possível porque houve um compromisso da equipe escolar e participação da família no processo de alfabetização e no acompanhamento dos alunos. "A alfabetização não pode mais ser realizada como antigamente, porque o aluno tem que saber o que está aprendendo. A presença dos pais é essencial no trabalho com cada criança", explicou a diretora.
Em Mato Grosso, algumas escolas foram muito mal e ficaram com notas abaixo de 3. Das cinco escolas com menor nota, três estão na cidade de Várzea Grande. São as escolas Professora Luíza Saldanha e Professora Sarita Baracat, ambas com média de 2.7 no Ideb. A Escola Deputado Emanuel Pinheiro ficou com média de 2.9 no Ideb.
O resultado do Ideb aponta uma diferença de aproveitamento entre ensino fundamental e médio, onde o ensino médio está em baixa. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, essa queda vem ocorrendo devido a um grande número de evasão escolar, falta de estrutura, qualificação de profissionais e repetência dos alunos. Ela reconhece que a média de Mato Grosso está ruim e que ainda há muito a fazer pelo ensino médio. "Nós já estamos desenvolvendo desde 2009 projetos novos, mas a gente sabe que tem que ter um prazo para esta decisão final e para melhorar a qualidade", avaliou a secretária.
Dos 5.404 municípios avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano passado, levando em conta as séries iniciais do ensino fundamental das escolas da rede pública. Em 2009, 50,2% das cidades ficaram acima da média nacional, que foi de 4,6 pontos, em uma escala de 0 a 10. Na avaliação anterior, em 2007, 47% dos municípios conseguiram superar a média, que era de 4,2 pontos.
Veja abaixo o ranking das escolas mais bem colocadas do Estado:
De 1º à 4º série:
Nota 6,9 - Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus (Rondonópolis)
Nota 6,7 - Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa (Rondonópolis)
Nota 6,6 - Centro Municipal de Ensino Fundamental Julio Praxede Duarte (Nortelândia)
Nota 6,6 - Centro Municipal de Ensino Fundamental Airton Senna (Tangará da Serra)
Nota 6,5 - Escola Municipal Rui Barbosa (Sorriso)
Nota 6,5 - Escola Estadual 12 de Outubro (Mirassol d'Oeste)
De 5º à 8º série:
Nota 5,6 - Escola Municipal Boa Esperança (Sorriso)
Nota 5,5 - Escola Estadual Angelina Franciscon Mozetti (Campo Verde)
Nota 5,5 - Escola Estadual Jardim Universitário (Alta Floresta)
Nota 5,4 - Escola Municipal Paraíso (Campo Verde)
Leia e assista a materia na íntegra pelo site: http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=496754&p=2 - http://rmtonline.globo.com/addons/video_player.asp?em=2&v=20181 espere carregar o video
O IDEB foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb.
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