sábado, 19 de junho de 2010

Bullying - ameaçar / intimidar

Estamos convivendo com crianças e jovens que debocham uns dos outros, criam apelidos estranhos, e não perdoam nada. A situação está tão difícil, que às vezes parece não ter controle,  dando aparência de que estar tudo bem na escola.
A escola procura meios de como lidar com essas atitudes dos alunos pois interferem até no seu aprendizado.
Estudos revelam que há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar"). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.
Vamos entender os três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional.
 - No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo.
- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem.
- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...