domingo, 14 de fevereiro de 2010

Objetivos de Aprendizagem da Escola Filinto p/2010

Filosofia Da Escola Estadual Senador Filinto Müller

 Proporcionar ao educando o domínio de habilidades e competência que favoreçam o exercício da cidadania e desempenho de um papel social, crítico e criativo, imbuído de responsabilidade solidariedade honestidade e justiça.
Objetivo Geral da Escola
            Proporcionar na escola uma vivência democrática e, por meio de uma proposta pedagógica voltada para os fundamentos e assunto atuais, assegurar a qualidade de ensino e, a preparação do educando, para o exercício da cidadania, o progresso profissional e para estudos posteriores.

Objetivo Do Ensino Fundamental – Escola Ciclada

Proporcionar condições que favoreçam o desenvolvimento intelectual e social do educando,  despertando a sua consciência critica e criativa por meio da construção de um saber significativo que os conscientizem dos seus direitos civis e políticos, como alicerce ao prosseguimento dos seus estudos e futura participação ativa nos destinos da nação.
 

Objetivo Da Educação Especial

 Propiciar aos portadores de necessidades educacionais especiais maiores possibilidades de desenvolvimento do seu potencial para a sua inserção na sociedade mediante o exercício da cidadania.

Objetivo Da Educação de Jovens e Adultos
Recuperar a trajetória de alunos com defasagem idade/série promovendo o resgate da sua auto-estima e a valorização do potencial de cada um dotando-os de ferramentas básicas para sua inclusão no percurso normal da escolarização.


Objetivos gerais de cada Ciclo e fases
I Ciclo I Fase
Área De Linguagem
            Desenvolvimento da coordenação motora, noções de leitura e escrita. Produção artística livre e dirigida. Movimentos e expressão corporal com atividades lúdicas e recreativas.
Área De Ciencias Naturais E Matemática
            Noções geométricas e de números. Lateralidade. Referência espacial e posicional.
Área De Ciencias Humanas E Sociais
            Localização no espaço, grupos de convívio, paisagem local.Observação temporal e espacial.

I Ciclo II Fase
Área De Linguagem
Desenvolvimento da leitura e da escrita, produção de frase, aspectos lingüísticos iniciais, linguagem oral, expressão artística e corporal.
Área Ciências Naturais E Matemática
Construção do significado de números, escrita e resolução de situação, problema envolvendo operações fundamentais, cálculo mental, escrita, sistema de medidas. Interpretação de informações gráficas. Estudo do ambiente natural, o corpo humano e higiene corporal.
Área De Ciências Humanas E Sociais
Introdução ao estudo da família da escola, as relações sociais, culturais, espaciais, temporais e mapas referenciais.

I Ciclo  III fase
Área De Linguagem
Desenvolvimento e ampliação da leitura e da escrita, produção de frases, aspectos lingüísticos e ortográficos, expressão corporal com atividades recreativas e produção artística.
Área De Ciências Naturais E Matemática
Desenvolvimento da leitura e escrita construindo o significado de número,
Resolução de situação problema envolvendo operações fundamentais, calculo mental,escrito,exato e aproximado, sistema de medidas, leitura de formação gráfica e tabelas. Estudo do ambiente natural, o corpo humano e higiene pessoal.
Área De Ciências Humanas E Sociais
Estudo e ampliação do conceito de família, das relações sociais. Mapas. Aspectos naturais, históricos e culturais da cidade.

II Ciclo - I Fase
Área Das Linguagens
Estudo e desenvolvimento da prática de leitura e de produção de vários gêneros textuais, produção artística.Conhecimento dos aspectos lingüísticos para a leitura e produção textual.Desenvolvimento da expressão artística e lúdica em atividades recreativas.
Área De Ciências Naturais E Matemática
Estudo ampliação do Sistema de Numeração Decimal e Operações Fundamentais, do Sistema de Medidas e das representações Geométricas.Conhecimento do Corpo Humano e os cuidados com a saúde, o ambiente e suas relações e a utilização dos Recursos Tecnológicos na vida humana.
Área Da Ciências Humanas E Sociais
Ampliação e estudo da Noção de Espaço Territorial, Aspectos Naturais, históricos Culturais e Econômicos do município.

II Ciclo  II Fase
Área Das Linguagens
Leitura e Estudo dos diversos gêneros textuais. Produção oral e escrita dos vários gêneros textuais.Conhecimento e aplicação dos aspectos lingüísticos  na leitura, na produção textual e no cotidiano.Desenvolvimento da expressão artística, lúdica e corporal em atividades de criação de desenhos e recreativas.
Área De Ciências Naturais E Matemática
Estudos do Sistema de Numeração natural, fracionário e Decimal, das Operações Fundamentais, do sistema de Medidas e das representações Geométricas. Ampliação do conhecimento do Corpo Humano e os cuidados com a saúde, o meio ambiente e suas relações com a vida e a utilização dos Recursos Tecnológicos no mundo contemporâneo.
Área Da Ciências Humanas E Sociais
Ampliação e estudo do Espaço Territorial, Aspectos Naturais, Culturais, históricos, sociais e Econômicos do Estado de Mato Grosso

I I Ciclo - III Fase
Linguagem
Português
Conhecimento da estrutura e funcionamento da língua. Estudo da palavra, das formas  nominais e verbais na oração e no texto. Desenvolvimento da compreensão e interpretação de texto por meio de leituras e produções textuais.

Inglês

Identificação do universo que  cerca as línguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel  hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico;  ler e valorizar a leitura e a gramática inglesa como fonte de informação e prazer utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados;
Artes
Estudo da expressão e comunicação bem como os elementos básicos que compõem a forma artística. Diversidade e  concepções estéticas da arte, o papel da arte na sociedade e  analise das produções artísticas de diferentes épocas.
Ed. Física
Vivências de atividades competitivas, discutindo e estabelecendo normas e princípios éticos, que contribuam para uma prática cooperativa e solidária, com a participação crítica de todos. Realizar atividades que abordem  as questões ecológicas e a importância  da preservação do meio ambiente para a saúde do homem.
Ciências Naturais e Matemática

Matemática
Aprofundamento e estudo dos números naturais, decimais e fracionários,das operações fundamentais, dos sistemas de medidas e das figuras geométricas. Conhecimento dos conceitos de potenciação e radiciação. Primeiras noções de estatística.

Ciências
Incentivo do amor à natureza,  preservando-a, modificando-a racionalmente, buscando um desenvolvimento ecologicamente sustentável, visando um futuro melhor. Percepção e critica à influencia da Ciência e Tecnologia na sociedade, confrontando os benefícios e prejuízos da utilização da mesma, e suas implicações político-sociais.
Ciências Humanas e Sociais
História
Estudo da produção do conhecimento histórico; Conceitos; Cronologia  e  Periodização da História. Identificação das comunidades africanas antes e pós - colonização portuguesa. Introdução á história do Brasil no contexto da expansão comercial Européia, ressaltando desenvolvimento econômico com a expansão territorial.
Geografia
Aprofundamento de conceitos relacionados à representação do espaço geográfico, a Terra e o Universo, biosfera, litosfera, hidrosfera, atmosfera, natureza e sociedade.Compreensão dos valores éticos como respeito mútuo, justiça e solidariedade; e sensibilização da problemática ambiental.Estudo de características fundamentais do Estado de Mato Grosso, nas dimensões sociais, econômicas, culturais e materiais.
Ensino Religioso
Relação humana com transcendentes, Valores humanos e religiosos, conhecimento de si e do outro, Os encantos da natureza, Ter bondade, amizade, sabedoria, religiosidade, O reino de Deus.


III Ciclo – I Fase
Linguagem
Português
Conhecimento da estrutura e funcionamento da língua. Estudo da palavra, das formas  nominais e verbais na oração e no texto. Desenvolvimento da compreensão e interpretação por meio de leituras e produções textuais.
Ed. Artística
Expressão e comunicação em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação e suas conexões com ode outros. Desenvolvimento da capacidade de discriminação verbal, visual e sinestésica e de preparo corporal adequado em relação as danças criadas, interpretadas e assistidas;
L. Estrangeira (inglês)
Estudo do verbo To Be em todos os tempos e modos. Definição e distinção dos artigos. Conhecimento das preposições, números, dias e meses. Analise dos pronomes elaboração de diálogos a partir destes.  Estudo dos verbos modais.
Ed. Física
Organização prática e desenvolvimento da capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequadas ao momento do grupo, favorecendo a inclusão de todos os participantes. Compreensão de alguns dos padrões de estética , saúde e desempenho presentes no cotidiano, compreendendo sua inserção no contexto sócio-cultural em que são produzidos, despertando  para o senso  crítico e relacionando-os com as práticas da cultura corporal de movimento;
Ciências Naturais e Matemática
Matemática
Conhecimento dos números inteiros e racionais. Ampliação dos conceitos de potenciação, radiciação e estatística. Construção dos conceitos de equações, inequacoes e aritmética. Desenvolvimento das noções geométricas de ângulos, retas e áreas de figuras.

Ciências
Desenvolver no educando a compreensão pela história evolutiva dos seres vivos, relacionando à formação do planeta. Caracterizar as condições e a diversidade de vida no planeta Terra em diferentes espaços, particularmente nos ecossistemas brasileiros.
Ciências Humanas e Sociais
História
Ampliação do conhecimento da História do Brasil, enfatizando os aspectos sociais que compunham a sociedade em cada período, Período Colonial; Primeiro Reinado; Período Regencial e Consolidação do Império. Introdução á História do Brasil Republicano; República da Espada; República dos Fazendeiros; República Velha; República Vargas; República Populista e Nova República.
Geografia
Aprofundamento de conhecimentos relacionados a territórios, fronteiras, organização espacial do Brasil, as regiões brasileiras, população brasileira, o trabalho e a terra no espaço rural brasileiro, urbanização e organização do espaço nas cidades brasileiras. .Ampliação de conceitos relacionados a pluralidade cultural no âmbito local/regional e estudo mais aprofundado sobre a problemática ambiental.Conhecimento de aspectos importantes do Estado de Mato Grosso no âmbito local e regional.
Ensino Religioso
Tipos de comunidade, Os valores necessários para a vida pessoal e social, a paz e a tolerância como grandes valores entre os grupos sociais, Projetos de paz,Quem somos, Como sentimos a Bíblia, A moral do reino de Deus, Por que amar

III Ciclo - II Fase
Linguagem
Português
Ampliação das diversas formas de emprego das estruturas lingüísticas em diferentes contextos frasais  em diversas situações de comunicação oral e escrita; transformação do discurso direto em  indireto; reconhecimento  figuras de linguagem estabelecendo relações entre elas e seus significados. Diferenciar e empregar  as conjunções subordinativas: período composto por coordenação e subordinação em diferentes contextos frasais.
Ed. Artística
Estudo da expressão e comunicação bem como os elementos básicos que compõem a forma artística. Diversidade e  concepções estéticas da arte, o papel da arte na sociedade e  análise das produções artísticas de diferentes épocas.
L. Estrangeira (inglês)
Apresentação dos diversos  textos de diálogos de povos brasileiros e estrangeiros; músicas e traduções sobre a cultura inglesa e norte- americana; documentários sobre a política estrangeira; história em quadrinhos sobre a gramática inglesa; jogos envolvendo tempos verbais  textos de revistas sobre  notícias inglesas e acontecimentos; vídeo-clipes; estudo do dicionário em traduções; rótulo de embalagens e propaganda em inglês; cartazes  sobre curiosidade em inglês.
Ed. Física
Conhecimento, discussão e respeito às regras e regulamentos de jogos, lutas, esportes e ginásticas, compreendendo suas capacidades e suas deficiências  de forma a capacitar seu corpo e suas habilidades motoras com interação entre os colegas; organizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura sem preconceito e discriminação social, sexual e cultural;
Ciências Naturais e Matemática
Matemática
Conhecimento dos números reais e desenvolvimento dos conceitos de potenciação, radiciação com esses números. Ampliação dos conhecimentos em estatística, equações e geometria. Introdução ao calculo algébrico; aos produtos notáveis e fatoração; as inequacoes; e aos sistemas de equações.
Ciências
Compreensão da vida humana e ambiente, a obtenção e a conservação dos alimentos, sua digestão no organismo e o papel  dos nutrientes na sua constituição e saúde. Conhecimento do corpo humano e sua saúde como um todo, integrado por dimensão biológica , afetiva e social, relacionando a prevenção de doenças e promoção de saúde das comunidades a políticas  publicas adequadas.

Ciências Humanas e Sociais
História
Estudo das civilizações antigas, por meio da composição social, abrangendo os povos desde o Continente Europeu ao Africano. Compreensão do Período Medieval, abordando os aspectos sociais que compõem estas comunidades, bem como a subdivisão deste período. Introdução á História Moderna, enfatizando a expansão marítima mercantil.
Geografia
Compreensão da natureza, seus fenômenos e a transformação do espaço natural e geográfico, espaço, poder e territórios nacionais, educação ambiental.Introdução de conceitos relacionados às transformações recentes no cenário mundial, globalização, regionalização do espaço geográfico mundial, mundo desenvolvido e subdesenvolvido.Estudo e conhecimento de características da América Latina, África, Ásia, Oriente Médio, Sudeste da Ásia e os Tigres Asiáticos,  Índia e a China.Ampliação dos conceitos étnico-raciais, sócio-econômicos e culturais do Estado de Mato Grosso.
Ensino Religioso
A experiência religiosa, vivência do mistério transcendente nas doutrinas, ritos e tradições. As condutas humanas e as exigências das tradições humanas. O valor da vida. A experiência  da fé como fator influente na formação ética das pessoas. Tradições humanas. Conhecer para crescer. Crer para crescer. Os desafios da vida. Cultura Bíblica.

III Ciclo - III fase
Linguagem
Português
Desenvolvimento da leitura de forma que leve a  explicitar e justificar idéias com clareza, coerência e correção; construção de textos narrativos, dissertativos com seqüência lógica; emprego e ampliação das estruturas lingüísticas em diversas situações da comunidade oral e escrita; expressarão oralmente através de pensamento completos e claros, seqüência lógica,  pronúncia  correta, seleção de idéias, vocabulário  adequado e expressividade; estudo dos períodos  composto  por subordinação e coordenação em diferentes contextos flexionando-o adequadamente.
Ed. Artística
Valorização das diversas  culturas, especialmente as brasileiras, estabelecendo relações entre  música produzida na escola, as veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou  por grupos  musicais da localidade  e região ; bem como procurar a participação em eventos  musicais de cultura, popular, shous, conceitos, festivais, apresentações musicais diversas, buscando  enriquecer suas criações, interpretações e momentos de apreciação musical.
L. Estrangeira (inglês)
Desenvolvimento de estudos por meio de letras de músicas estrangeiras; textos de revistas com respectivas tradução; documentários sobre a cultura inglesa e norte americana; filmes de interesse comum para o treino da pronúncia e conhecimento dos diferentes modos de vida estrangeiras; debates sobre a diferença cultural(miscigenação);  reportagens sobre estrangeiros que vivem no Brasil; reportagem sobre intercambio; jogos sobre os conteúdos estudados; vídeo - clipes; estudo do dicionário em traduções; propagandas comuns ao uso diário; cartazes sobre conteúdos estudados; cartas e bilhetes em inglês; anedotas em inglês; redações e músicas criadas em inglês.
Ed. Física
Desenvolvimento da compreensão pelos aspectos históricos e sociais relacionados ao jogos, lutas, esportes e ginásticas, executando de maneira cooperativa, recreativa e competitiva, desenvolvendo as capacidades físicas   e habilidades motoras. Percepção do processo expressivo partindo do código  individual de cada um  para o coletivo, sentindo seus limites, possibilidades e deficiências. Aprofundamento no conhecimento do limite do próprio corpo, de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais  com autonomia e valorizá-las como melhoria das aptidões físicas.
Ciências Naturais e Matemática
Matemática
Ampliação dos conhecimentos do calculo algébrico, da estatística, das equações, e da geometria (polígonos, circunferência e triângulos) . Introdução aos conceitos de função e de probabilidade.
Ciências
Ampliação e estudos sobre conceitos científicos básicos, associado a energia,, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema equilíbrio e vida. Saber combinar leituras, observação, experimentação e registro para coleta comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.
Ciências Humanas e Sociais
História
Identificação das culturas e civilizações africanas pré-coloniais, ampliando o estudo referente ao período que corresponde a História Moderna; enfocando o Renascimento; Reforma contra reforma; o Iluminismo; a Era das Revoluções; Introdução aos estudos da África no período Moderno, abordando os seguintes temas;Imperialismo a Conquista; Partilha e Independência do Continente Africano.
Geografia
Estudo e compreensão da revolução tecnológica, formação do espaço global e sua dinâmica, capitalismo e a sociedade de consumo, Globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento, América desenvolvida, o continente Europeu, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Regiões polares. Conhecimento de características históricas, sociais, culturais, econômicas e naturais do Estado de Mato Grosso. Compreensão de conceitos relevantes como, democracia, ética, pluralidade cultural, e problemática ecológica no âmbito local, regional e mundial.
Ensino Religioso
Religiosidade popular. Dimensão religiosa humana - forca e ambigüidade. Posições sobre o estudo da vida e da morte ao longo da historia. Os limites éticos do agir humano. Identidade - pessoal, social, efetiva religiosa. A consciência da sexualidade. Preparações para construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...