quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estratégias para o trabalho com Aluno Incluso

Deficiência Fisica – definição: uma variedade de condições que afeta a mobilidade e a coordenação motora geral de membros ou da fala. Pode ser causada por lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, más-formações congênitas ou por condições adquiridas. Exemplos: amiotrofia espinhal (doença que causa fraqueza muscular), hidrocefalia (excesso do líquido que serve de proteção ao sistema nervoso central) e paralisia cerebral (desordem no sistema nervoso central).

Características:

São comuns as dificuldades no grafismo em função do comprometimento motor. Às vezes o aprendizado é mais lento, mas, exceto nos casos de alteração na motricidade oral, a linguagem é adquirida sem problemas. Muitos precisam de cadeira de rodas ou muletas para se locomover. Outros apenas de apoios especiais e material escolar adaptado, como apontadores, suportes para lápis etc.

Recomendações:

§ A escola precisa ter elevadores ou rampas. Fique atento a cuidados do dia a dia, como a hora de ir ao banheiro.

§ Algum funcionário que tenha força deve acompanhar a criança. No caso de hidrocefalia, é preciso observar sintomas como vômitos e dores de cabeça, que podem indicar problemas com a válvula implantada na cabeça.


*Paralisia Cerebral
Lesão no sistema nervoso central causada, na maioria das vezes, por uma falta de oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, ao nascer ou até dois anos após o parto. Em 75% dos casos, a paralisia vem acompanhada de um dano intelectual.

Características:

A principal é a espasticidade, um desequilíbrio na contenção muscular que causa tensão. Inclui dificuldades para caminhar, na coordenação motora, na força e no equilíbrio. Pode afetar a fala.

Recomendações:

§ Para contornar as restrições de coordenação motora, use canetas e lápis mais grossos, uma espuma em volta deles costuma resolver. Utilize folhas avulsas, mais fáceis de manusear que os cadernos grandes e peça que os alunos se sentem na frente. È importante que a carteira seja inclinada.

§ Se o aluno não consegue falar, providencie uma prancha com desenhos ou fotos para que se estabeleça a comunicação. Ela pode ser feita com papel cartão, em que são coladas figuras pequenas e fotos que representem pessoas e coisas significativas, como os pais, os colegas da classe, o time de futebol, o alfabeto e palavras-chave como: sim, não, fome, sede entrar, sair. Para informar o que quer ou sente, o aluno aponta para as figuras e se comunica.

§ Utilizar cópia carbonada, xerox etc.

§ O professor ou um colega como escriba.

§ Letras emborrachadas/imantadas/em madeira/com velcro

§ Livros didáticos e de literatura com marcadores para facilitar o passar das folhas, páginas ampliadas.

§ Atividades ampliadas

§ Diferentes formas de representação simbólica (fotografias, figuras, desenhos, símbolos, palavras)

§ As fotografias representativas e pertencentes ao contexto do aluno muito contribuem para o estabelecimento da interação, da comunicação e do interesse.


Deficiência Intelectual

Funcionamento intelectual inferior a média (QI), que se manifesta antes dos 18 anos. O diagnóstico do que acarreta a deficiência intelectual é muito difícil, englobando fatores genéticos e ambientais. Além disso, as causas são inúmeras e complexas envolvendo fatores pré, peri e pós-natais. Entre elas, a mais comum na escola é a Síndrome de Down.
   
*Síndrome de Down

Características:

Além do déficit cognitivo, são sintomas as dificuldades de comunicação e a hipotonia(redução do tônus muscular). Quem tem a síndrome de Down também pode sofrer com problemas na coluna, na tireóide, nos olhos e no aparelho digestivo, entre outros, e, muitas vezes, nasce com anomalias cardíacas, solucionáveis com cirurgias.

Recomendações:

§ Ofereça sempre ao seu aluno com deficiência o mesmo que oferece aos outros. Dê-lhe todo o material utilizado na escola: cadernos, livros, estojos, tesoura etc. Ensine-o a utilizá-los. Não se esqueça de que a sua escrita, seus desenhos, suas realizações muitas vezes representadas por garatujas, objetos sem forma, têm valor social e não linguístico ou figurativo. Por isso, se outros alunos vão ao quadro fazer uma tarefa, chame-o também.

§ Ao realizar em sala um jogo de bingo. De preferência, ponha esse aluno junto com outro que possa auxiliá-lo na tarefa de identificar os itens sorteados.

§ Para “exercitar” o traçado de números e letras, não faça seu aluno copiar muitas vezes. Faça a brincadeira de escrever o número ou a letra com o próprio número ou letra. Como por exemplo: utilizar letras e números confeccionados com lixa, emborrachado, colagem de materiais ásperos, moldes vazados, material confeccionado com barbante, traçados no chão, na areia...

§ Faça um portfólio de seu aluno, ou seja, vá colocando em uma pasta tudo aquilo que ele produzir, assim você poderá ter uma visão mais detalhada de seu processo de evolução.

§ Para garantir a participação de seu aluno nas atividades busque embutir nelas qualquer elemento que lhe chame a atenção. Faça registros com cores diferentes, desenhos para ilustrar os textos etc.

§ Na sala de aula repita as instruções e orientações. O desempenho melhora quando as instruções são visuais. Por isso, é importante reforçar comandos, solicitações e tarefas com modelos que ele possa ver, de preferência com ilustrações grandes e chamativas, com cores e símbolos fáceis de compreender. A linguagem verbal deve ser simples. Uma dificuldade de quem tem a síndrome, em geral, é cumprir regras. O ideal é adotar o mesmo tratamento dispensado aos demais, eles tem de cumprir regras e fazer o que os outros fazem. Se não conseguem ficar o tempo todo em sala, estabeleça combinados, mas não seja permissivo.

§ Tente perceber as competências pedagógicas em cada momento e manter as atividades no nível das capacidades da criança, com desafios gradativos.

§ Valorize sempre o empenho e a produção do aluno.

§ Atenção: quando a criança se sente isolada do grupo e com pouca importância no trabalho e na rotina escolares, a criança adota atitudes reativas, como desinteresse, descumprimento de regras e provocações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...