domingo, 10 de novembro de 2013

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO


Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
      O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...


·                     Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõem alunos iguais;
·                     O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
·                     Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
·                     Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
·                     Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.


DESAFIOS DO PROFESSOR

·                     Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
·                     Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
·                      Considerar os instrumentos de avaliação;
·                      Priorizar as produções;
·                      Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
·                      Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
·                      Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
·                      Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
·                      Apontar à participação, a interação, a colaboração;
·                      Refletir profundamente sobre a ação educativa;
·                      Despir-se de concepções sócio afetivas e emocionais sem desumanizar-se.


“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”.  (Freire, M. 1989, p.5).


PONTOS DE ATENÇÃO

·                     Registros de avaliação exigem exercício do professor:
·                      de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
·                      de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
·                      de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.




O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?

·                     Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
·                      Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.

EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc...


SUGESTÃO: Substituir por ainda não conhece ou precisa desenvolver ou será necessário trabalhar


O QUE FAZER?

·                     Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
·                      Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
·                      Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
·                      Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.



O QUE PRECISAMOS SABER?

·                     Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
·                     Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
·                     Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
·                     Que sugestões você oferece neste sentido?
·                      Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
·                      Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?


REDIGINDO O PARECER...


·                     Levar em conta os destinatários;
·                      Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
·                      Considerar o caráter oficial do documento;
·                      Observar ortografia, concordância e formatação;
·                      Nomear os pareces; 
·                     Evitar palavras diminutivas;
·                     Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
·                      Evitar contradições
·                      Evitar comparações;
·                      Ser coerente;



COMO INICIAR UM PARECER


·                      “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
·                      “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
·                      “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
·                      “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”

ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO


·                      “Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
·                      “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
·                      “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
·                      “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”


ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL


·                      "Demonstra respeito pelos colegas e professores";
·                      "Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";
·                      "Aceita sugestões da professora e dos colegas";
·                      "Contribui para a integração e o crescimento do grupo".



PARA REFLETIR...


“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”.  (Jussara Hoffmann, 1998.)


Fonte: amareeducarivanilda.blogspot.com.br

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