sexta-feira, 15 de julho de 2011

Educação Física nos anos iniciais





A EESFM, enquanto meio educacional, procura oferecer a oportunidade aos alunos de uma ótima prática motora, pois ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança. Os professores dos séries iniciais estão mudando sua postura capacitando e planejando de forma coerente. Segundo Gallahue e Ozmun (2001) a escola, muitas vezes, é o espaço onde, pela primeira vez , as crianças vivem situações de grupo e não são mais o centro das atenções, sendo que as experiências vividas nesta fase darão base para um desenvolvimento saudável durante o resto de sua vida. Toda a prática pedagógica deve ser planejada e possuir objetivos claros, afirma Profª Ana Paula Ministrante da temática.

A Educ Física  nos anos iniciais é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.
A Educação Física permite que se vivencie diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais que seja vista como uma variada combinação de influências onde é presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...