segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alunos escrevem CARTAS e correspondem com amiguinhos de outro município

Alunos do 5º ano da E. E. Sen. Filinto Müller em Barra do Garças, interagem com outros alunos do 5º ano da Escola Municipal Sebastião Granja do município vizinho -Aragarças GO, por meio de correspondências usando as CARTAS e  fazendo as produções textuais terem sentidos concretos.
Visita dos alunos da Esc. Est. Sen. Filinto Müller/BG
à Esc. Sebastião Granja em Aragarças/GO
03/06/2011  sexta-feira
As professoras das turmas Mª Elvira e Elza trabalharam o gênero carta com os alunos dando o mesmo destaque que fazem quando trabalham com os outros gêneros textuais, destacando a importância do seu uso dentro e fora da escola. A intenção é fazer os alunos da EESFM exercitarem gramática e vocabulário em uma conversação real. Ainda que apenas com canetas, papel e principalmente ideias, foi possível extrapolarmos as paredes da sala de aula ou os muros da escola. As professoras tiveram a responsabilidade de mostrar e de verdadeiramente ensinar o importante papel da escrita num mundo cada vez mais complexo.  Para isso, foi necessário, num primeiro momento, que as professoras chamassem a atenção dos alunos para a importância da escrita e onde ela é utilizada na sociedade, para então, através das práticas da leitura e produção, inserir o aluno no seu universo, trabalhando a escrita em suas diferentes funções.
Ao observar as propostas metodológicas realizadas nas salas, percebi como Coord. Ped. que os alunos não conheceram somente a organização linguística do gênero carta (local, saudação, mensagem, despedida e assinatura), mas produziram e por vários dias corresponderam com outros colegas procurando empregar adequadamente o registro da língua formal ou informal, fortalecendo a aprendizagem com a prática correspondendo com outros colegas do município vizinho e realizando um passeio para conhecer melhor os novos colegas. Os alunos se envolveram bem nas ações e demonstraram mais atenção nas produções escritas.
As correspondências e o trabalho em sala de aula continuam com pesquisas no laboratório de informática, vídeos que fortalecem questões de reflexões para  o momento de chamar a atenção do aluno para o fato de que cada pessoa tem seu jeito próprio de falar e escrever, usado para comunicar. Mas que em determinadas situações, como, por exemplo, dependendo do destinatário o modo de escrevemos uma carta para o registro usado é diferente, podendo ser formal ou informal, a modalidade de acordo com a norma padrão.

Agora estamos aguardando a visita dos colegas de Aragarças para nos visitarem, afirmou um dos alunos da EESFM.
Registros do passeio cultural com a turma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...