terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CINCO METAS POLITICAS - SAPE-SEDUC/MT

CINCO METAS POLITICAS - SAPE (Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais )– SEDUC/MT

nO principal compromisso da Gestão/Seduc 2011 a 2014 assumido com a sociedade mato-grossense foi o estabelecimento de um sistema educacional articulado, integrado e gerido em colaboração entre União, Estado e municípios, com recursos progressivos e prioridade a todos os elos da educação. Para promover a viabilidade e a sustentabilidade deste compromisso com as lutas históricas dos educadores, necessário se faz centrar foco na Alfabetização no primeiro ciclo e fortalecimento do Ciclo de Formação em toda a Educação Básica, na diminuição do analfabetismo; na universalização do atendimento escolar; na superação das desigualdades educacionais; na melhoria da qualidade do ensino; na formação para o trabalho; na promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; na valorização dos profissionais da educação; na difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.
 Turmas dos anos inicias -EESFM

Turmas dos anos finais - EESFM

n2.1- Ampliar as matrículas de ensino médio e médio integrado à educação profissional, observando-se as peculiaridades das populações do campo, dos povos indígenas e das comunidades quilombolas;
n2.2-Estimular a expansão do estágio para estudantes da educação profissional técnica de nível médio;
n2.3- Investir na implantação de laboratórios, bibliotecas e na formação continuada dos profissionais das escolas de ensino médio.

nMETA 3
    GARANTIR O FORTALECIMENTO, QUALIDADE E EFICIÊNCIA DO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA:
n3.1 - Assegurar a estruturação do ensino fundamental de nove anos, organizado por ciclos de formação humana.
n3.2- Criar banco de dados pautados em dados da Provinha Brasil, do Censo, do Siga para  análise das informações obtidas e possíveis intervenções pedagógicas, orientadas pela Seduc – Órgão Central, Cefapros e Assessorias Pedagógicas.
n3.3- Fortalecer a Gestão Democrática, capacitando os membros do CDCE’s e implantando a articulação do PPP/PDE;
n3.4-Manter e ampliar programas e ações de correção de fluxo do ensino fundamental;

nMETA 4
     AMPLIAR A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO:
n4.1- Integrar à política do ensino fundamental os programas Mais Educação, Escola Aberta e outros projetos para a ampliação do tempo escolar e o fortalecimento pedagógico;
n4.2- Orientar para que os programas e projetos de ampliação do tempo escolar e fortalecimento pedagógico façam parte do PPP/PDE;
n4.3- Garantir a formação continuada para os coordenadores, oficineiros, professores e gestão escolar para a integração das práticas pedagógicas ampliadas;
n4.4- Fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos e equipamentos públicos como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros e cinema.
4.5 Garantir a educação ambiental  no currículo escolar, observando ações sustentáveis nas práticas de gestão e do fazer pedagógico escolar


nPrecisamos dar ênfase aos mecanismos de avaliação da política pública da educação. A Provinha Brasil, por exemplo, permite a gestores municipais e estaduais, professores e diretores acompanhar a alfabetização das crianças.
nFortalecer a educação básica,  com o cumprimento de todas as metas, proporcionou a melhoria da  qualidade no ensino fundamental de Mato Grosso, mas precisamos avançar no ensino médio.
 
nO, Educacenso instrumento fundamental como ferramenta de pesquisa, foi criado para garantir o acompanhamento do fluxo escolar. É um sistema de coleta de dados individualizado, por estudante, professores, turmas e escolas em todo o país. As informações obtidas precisam ser dinamizadas, analisadas, estudadas na Seduc /MT como indicadores para possíveis intervenções pedagógicas.
 
PARA PROTAGONIZARMOS A NECESSÁRIA QUALIDADE EDUCACIONAL, PRECISAMOS ALCANÇAR ALGUMAS METAS: 
nMETA 1
      AÇÕES INTEGRADORAS PARA O FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO:
n1.1-Fomentar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação e desenvolver outras ações que os valorizem;
n1.2- Fortalecer um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades, ampliando para a população de 04 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino;
n1.3-Ensejar o empoderamento da SAPE mediante a garantia de condições objetivas de trabalho por todas as áreas da Secretaria.
 
META 2
 FORTALECER O ENSINO MÉDIO DE FORMA A ATINGIR, NO MÍNIMO, AS  MÉDIAS NACIONAIS,  E AMPLIAR A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: 
 
nAbaixo segue o índice do IDEB e as metas projetadas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da EE Filinto Müller.

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