terça-feira, 2 de março de 2010

Refletindo sobre o ato de avaliar

 A complexidade de avaliar
“A Avaliação formula um juízo de valor que auxilia a tomada de decisão e atua como um instrumento de auto-educação. É um processo através do qual a organização/instituição, via estabelecimento, e cada um de seus membros, produzem um conhecimento sobre si próprios e sobre cada um.
...acontece como um processo de reflexão sistemático, intencional, metodológico e organizado. Promove a análise, apreciação, a medição e a comparação de dados e indicadores.”
BELONI, Isaura. Considerações sobre a avaliação nacional de cursos- PROVÃO. UNB: 1996.p.56

Avaliar uma organização, formular e expressar juízos com tais implicações requer:
ORIENTAÇÃO ÉTICA: Avaliar é um ato humano sobre questões que envolvem homens.
Implica:
- Auto-conhecimento.
- Experiência de vida e de relações humanas e suas questões.
- Maturidade e generosidade.
- Capacidade de olhar e escuta.
- Capacidade de comunicação.
 

De todos os sentidos, qual, mais intimamente, se relaciona ao cérebro? O olhar ou a audição? Qual deles nos traz mais rápida e eficazmente a possibilidade do pensamento?
Qual a diferença entre ver e ouvir?
Ver nos traz o externo, ouvir traz o interno. Assim, olhar e escuta compõem, articulados, o ato de avaliar- ambos nos fazem começar ali onde todo saber deve começar - "conhece-te a ti mesmo".

A delicadeza e a complexidade de avaliar

Os antigos diziam que há dois tipos de olhar:

- o receptivo - um ver por ver, sem o ato intencional de...

- o ativo - o olhar atento, o que perscruta... "ver, finalmente; consegui ver...

Simone Weil traz-nos o olhar humilde e atento, pois se sabe cativo do emaranhado de necessidades e dos impulsos.
Há 4 dimensões no olhar atento:
- Perseverança - a atenção deve enfrentar e vencer a angústia da pressa.
- Despojamento - a atenção é uma escolha, uma ascese, um esvaziamento de si mesmo, tudo sacrifica para ver e saber.
- Trabalho - a atenção é um olhar que age (pela percepção).
- Contradição - o olhar atento se exerce no tempo. Só a visão no curso da história, diacrônica, revela o processo, tantas vezes conflituoso, que formou a aparência.

COMUNICAÇÃO
- Tornar comum
- Empatia
- Dialogar - “Dia + logos” - etimologia da palavra
- É o “adesivo”ou “cimento”que mantém as pessoas e sociedades juntas. Ganha-Ganha.

- Discutir - raiz: percussão, concussão
- Fracionar as coisas. Análise. Muitos pontos de vista. Tem valor limitado. Resultado final: ganhar o jogo. Ganha-perde.

Avaliar, formular juízos deve começar pelo esforço de colocar-mo-nos no lugar do outro. Firmeza de princípios éticos e coragem moral.

DO CONHECIMENTO, DA MORAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMANAM CRITÉRIOS QUE DEVEM SER :
- CLAROS;
- LEGÍTIMOS;
- EXPLÍCITOS;
- ABRANGENTES;
- COMPETENTES PARA SUAS FINALIDADES.

Os comentários contidos no texto do relatório devem estar totalmente coerentes com os conceitos atribuídos a cada indicador.
O parecer analítico final deverá ser coerente com os conceitos atribuídos e refletir com clareza a opinião dos avaliadores, não permitindo dúvidas de interpretação.

Atuação criteriosa do avaliador
Procurar o equilíbrio entre as informações recebidas e as observações realizadas ao longo da visita, é imprescindível para a obtenção de um resultado coerente e justo do processo avaliativo da instituição.

AVALIADOR

ATITUDES PRÓPRIAS
Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a diversidade e especificidades.

ATITUDES IMPRÓPRIAS
Postura preconceituosa, relações inter-pessoais frias e grosseiras, autoritarismo, indelicadezas, exigências pessoais que contrastam com o papel delegado ao avaliador, comentários indevidos sobre ideologias político-partidárias e religiosas.

http://www.unifor.br/notitia/file/925.PPT
Profª Eliete Lopes
 

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